Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Leio, logo indico: Harry e seus fãs

11:24 A leitora 0 Comentários Categoria : , ,

      É possível que muitos já  estejam cansados de ouvir o quanto Harry Potter é maravilhoso, como fascina os leitores de um modo difícil descrever, e, por mais que uma resenha seja elogiosa, jamais conseguiria fazer jus ao que os aficionados pela série sentem. Mas um livro dedicado a Harry e seus fãs teria chances muito maiores, não acham? 
normal_harry-e-seus-fas-capa1Sinopse: Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contando por quem normal_harry-e-seus-fas-capa1entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centenas de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal The Leaky Caldron, fansite que conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J.K. Rowling. Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, Harry e seus fãs traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J.K. Rowling. Dez anos após o lançamento do 1º livro da série Harry Potter, de J.K. Rowling, a história de leitores e fãs que ajudaram a transformar a saga do jovem bruxo em um dos maiores fenômenos culturais do planeta é contada em detalhes por Melissa Anelli. A jovem fã do bruxinho descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos, e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor de Harry Potter e sua criadora.
      Quando decidi iniciar a leitura do livro tinha em mente que o título era “Harry Potter e seus fãs”. Talvez há quem julgue essa uma informação dispensável para uma resenha, mas na verdade é um pequeno detalhe que reafirma o quão envolvida Melissa está ao universo criado por J.K. Rolling, para ela é simplismente Harry, como quem fala de um velho amigo. Mesmo sabendo da paixão de muitos pela série, após essa leitura é possível perceber que tudo é muito maior, que alguns realmente viviam em torno disso, como Melissa.
       Não acompanhei o fandom ( palavra de origem inglesa - fan kingdom -, que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular) Potteriano pelo mundo, nem no Brasil, então o que para mim foi novidade pode não ser para quem esteve diretamente ligado a ele, mas uma coisa eu afirmo, a leitura vale a pena.
      Não é a toa que está em destaque na capa do livro o fato de o prefácio  ser escrito por Rolling, pois suas palavras refletem exatamente o que encontraremos no livro, se após ler suas palavras você não se sentir estimulado a continuar a leitura, é provável que ela não o agrade tanto. Mas se, como eu, isso o fizer querer devorar as páginas do livro, continue sem medo, pois o início é  melhor parte.
    Nas primeiras páginas Melissa  fala não só sobre momentos de euforia e expectativa que permeiam a espera pelo lançamento dos livros, ela inicia a história de sua vida, nos leva até seu mundo, sua rotina, seus planos, seus problemas, e dentro desse universo, com o qual muitos hão de se identificar, é que surge um novo mundo. Mas não pense que tudo acontece de uma hora para outra, aos poucos somos introduzidos nessa uma história fantástica, a relação de uma jovem que está apenas começando a descobrir a vida, o mundo real se mescla ao do menino bruxo gradativamente, conforme as páginas são viradas, vemos  Melissa ser “enfeitiçada” até estar definitivamente no olho do fenômeno que Harry Potter se tornou.
      Mas se você não é fã dos livros, recomendo a leitura da mesma forma. Pois é possível extrair informações valiosíssimas a respeito do universo literário, desde processo criativo até as transações econômicas que envolvem sua publicação. Mesmo sabendo que nem tudo está relatado ali, que a luta de um escritor para conseguir realizar seus sonhos e ver seu trabalho reconhecido vai muito além do que está escrito, é uma verdadeira lição para leitores e futuros escritores, para que passemos a valorizar ainda mais todos os que estão por trás das páginas. E mais, para percebermos que os leitores e sua paixão pelos livros é que determinam o sucesso do mesmo no mercado, pois, sem sombras de dúvidas, Harry Potter jamais seria um fenômeno sem seus fãs, e é exatamente essa a essência do livro. Leia e perceba que os ‘fãs’ a que se refere no título, tem uma conotação especial, leia e saiba mais sobre o poder de um livro na vida das pessoas.
      Não escrevi tudo o que queria dizer, nem mesmo o essencial, mas espero que o necessário para fazê-los pensar em ler o livro. Quem quiser saber mais sugiro algumas leituras:
  • A página do submarino, que apresenta uma descrição mais detalhada, inclusive permite folhear algumas páginas do livro;
  • Um Blog dedicado interiamente a obra de Melissa, onde você terá acesso a links para material relacionado ao livro e outras informações sobre Harry Potter no Brasil. Muito completo, repleto de posts interessantes, um dos quais gostaria de destacar é o “Fenômeno das Fanfictions”, pois me chamou a atenção para um fato que também me interessou no livro: você sabia que a autora e blogueira Babi Dewet, que em breve relançará o livro “Sábado a noite”, assim como Cassandra Clare, da famosa série Intrumentos Mortais, escreveram fanfic sobre Harry Potter?  Isso de certa forma valoriza esse gênero de texto, que de alguma forma ajuda no desenvolvimentos de futuros escritores.

Enfim, já deu para perceber que eu “falo” muito quando o assunto é livro, mas aqui o que vale mesmo é a sua opinião, por isso, não deixe de comentar e (como todos dizem) fazer uma blogueira feliz *__*.

Até a próxima leitura!!

Posts Relacionados

0 comentários