Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Restrospectiva Literária 2012

10:19 A leitora 0 Comentários Categoria : , ,

        Hey, Leitores!
       2012 já é quase passado e 2013 se inicia repleto de sonhos e metas.  Mesmo  que alguns não as  tracem para si de modo consciente, o final de um ano  e o início de outro tende a fazer a balança funcionar ( o que foi bom... o que não foi tão bom assim... e aquilo que preferimos esquecer, mas não podemos, então fica como aprendizado), fim de ano sem reflexão não é a mesma coisa.
       Seguindo a premissa de que o ser humano carrega em si um novo começo, mas que também tem o poder de fazer história, não podemos deixar  para trás nossas experiências, que ajudam a construir quem somos .
       E  falando em “ser”...  se você está lendo esse post, provavelmente você, como eu, é um leitor,  e vai entender onde quero chegar com todas essas palavras, pois uma coisa é fato: nós, leitores, não deixamos para trás nossas leituras, pois cada livro que lemos de alguma forma nós modifica, deixa-nos um pensamento, uma emoção, uma lição. Portanto chegou a hora de uma retrospectiva \o/
       Em 2011 vi que a Angélica, do Blog Pensamento Tangencial , criou esse Post Coletivo, onde os blogueiros participantes publicam no mesmo dia  - Hoje! -  as respostas do questionário que segue. Então, para não prolongar ainda mais o “falatório” ( já que eu ainda nem comecei a responder ;p ) vamos ao que interessa ...






Mas antes, três considerações sobre as leituras do ano:
1 - Digamos que li apenas a metade dos livros que gostaria, mas, em compensação, li livros que eu queria muuuuuito e não havia tido a oportunidade (minha retrospectiva parece tão 2011 :x ... ou mais antiga até rsrs) . O que me leva a...

2- Devido ao fato de ter lido livros que eu realmente queria, ficou difícil escolher apenas um que se enquadrasse nas perguntas.

3- Parece que se passou tanto tempo desde que li o primeiro livro de 2012, então já não sei se minha memória estará tão afiada para dar respostas  com 100% certeza ^.^
clip_image001      A aventura que me tirou o fôlego:

Visto que li o último Harry Potter  e as Relíquias da Morte esse ano (acredita? só agora!) pensei seriamente em dar essa resposta, mas... minha penúltima leitura do ano ( que esta mais fresca na memória) conseguiu roubar o título, pois acho que Percy Jackson e o Último Olimpiano, foi uma aventura e tanto *.*.
clip_image001      O terror que me deixou sem dormir:
Infelizmente não nenhum livro do gênero L, apesar de já ter alguns candidatos para 2013 *.*
clip_image001      O suspense mais eletrizante:
Não é realmente um livro de suspense, mas convenhamos Agatha Christie sabe deixar qualquer um louco par saber o que vai acontecer em seguida, não? Então a obra que mais se próxima seria Cai o pano, que além de me deixar super curiosa sobre o que estava conhecendo ( um crime já havia ocorrido e outro estava prestes a acontecer!), sem contar quase me extraiu algumas lágrimas, mas não digo o motivo porque seria um GRANDE spoiler O.O
clip_image001      O romance que me fez suspirar:
Essa é difícil, são tantos ! Deixe consultar meu Skoob ^.^ ... Ok! Não é tão difícil escolher, pois li um dos meus livros preferidos esse ano então, ele preenche esse requisito além de tanto outros: Orgulho e preconceito  Preferi mudar minha reposta, para não ser tão repetitiva, vou escolher um livro mega fofo, que fez muitas leitoras suspirarem: Ana e o Beijo Francês

clip_image001      A saga que me conquistou:
Acho que a maioria dos livros que li esse ano faz parte de alguma saga ou, no mínimo, trilogia, então, vou dizer aquela que me cativou por ser tão fácil de ler, por me fazer rir e suspirar: A Mediadora, da diva Meg Cabot.
clip_image001      O clássico que me marcou:
Nem vou florear na resposta: Orgulho e Preconceito, claro ^.^
clip_image001      O livro que me fez refletir:
Praticamente todos levaram-me a algum tipo de reflexão, então fica difícil citar um. Poderia dizer que foi um dos livros de Virgínia Woolf - tão profundo, tão denso - ou A menina que roubava livros, igualmente cheio de nuances que nos fazem pensar sobre a vida, mas o livro que me fez refletir muito, e chorar também, foi A última música.
clip_image001      O livro que me fez rir:
Não  que esse seja o objetivo principal do livros livros que citarei, acho que algumas de minhas futuras leituras me farão rir muito mais, porém adoro o senso de humor arrogante  e presunçoso  do Jace em Cidade dos Ossos,  e de Haymitch em Jogos vorazes ("- Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta" e aquela parte onde ele fala mal do vestido a Effie, adoro ^^)  Isso tudo de acordo com meu senso de humor totalmente estranho, é claro :p ( lembrando que não li nenhum livro voltado para a "comédia" de fato).
clip_image001      O livro que me fez chorar:
Sou bem chorona quanto se trata de uma história com algum momento triste, pois me envolvo muito com os personagens, todavia foram poucos que fizeram minhas lágrimas rolarem. O mais me emocionou foi Cante para eu dormir.

clip_image001      O livro de fantasia que me encantou:
Adoro fantasia *.*  Hum... acho que realmente me encantou foi  Noah foge de casa, é um misto de fantasia com realidade, pois apesar de ser totalmente irreal (olha o padaroxo rsr),  trata de temas indiscutivelmente próprios de nossa realidade e, por isso,  despertou-me tal encantamento.
clip_image001      O livro que me decepcionou:
Sem dúvida Água para elefantes, pensei que fosse um história doce, com pitadas de drama, mas essencialmente fofa, só que não  : /
clip_image001      O livro que me surpreendeu:
Senhora, de José de Alencar. Não imaginei que gostaria tanto, apesar de ter algumas ressalvas, realmente me surpreendeu positivamente.
clip_image001      A frase que não saiu da minha cabeça:
Pensei, pensei e pensei, até que percebi que se eu tinha que pensar muito para lembrar "a frase que não saiu da minha cabeça", provavelmente não devia ter uma ^.^ Mas (eu sempre utilizo um mas...) tem sim! O problema é que eu estava tentando escolher as tantas frases lindas e sentimentais encontradas nas leituras do ano, porém aquela que de fato veio à minha mente em vários momentos é uma triste verdade com a qual me deparei várias vezes, afinal, nem tudo são flores. A frase é a "última nota" da "narradora" de A menina que roubava livros:
Os seres humanos me assombram.

clip_image001      O(a) personagem do ano:
Acredito que essa seja uma das perguntas mais difíceis de se responder, pois durante a leitura estabeleço uma ligação um tanto forte com os personagens - seja para amá-lo, ou não, compreendê-lo, ou nem tanto -, quem pode dizer que não se apaixonou por Mr, Darcy, não quis cuidar de Liesel Meminger - a "roubadora" de livros - ou não se emocionou e sentiu tamanha proximidade com tantos outros a ponto de acreditar que em algum lugar eles realmente existem? Eu certamente não posso dizê-lo -.- pois assim me senti a cada nova leitura: com a brava e ás vezes fria Katniss Everdeen, que esse ano esteve mais viva do que nunca, com Jane Austen, que passou de autora a personagem no tão meigo "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen". Contudo, se tenho que escolher apenas uma, digo que a personagem do ano, para mim, foi Suzannah Simon - a mediadora -, por ser engraçada, apaixonada, impulsiva e tão fofa, apesar de se fazer de durona, realmente cativante.

clip_image001      O casal perfeito:
Mr. Darcy e Elizabeth Bennet , sem dúvidas.

clip_image001      O(a) autor(a) revelação:

Só em 2012 pude ler Pedida, então Carina Rissi é definitivamente a autora revelação para mim esse ano, apesar de ela ter começado a fazer sucesso em meados de 2011, quando seu livro estourou.
clip_image001     O melhor livro nacional: 
Gostei bastante de Perdida, mas tenho que dizer Senhora, pois realmente me surpreendi.
clip_image001      O melhor livro que li em 2012:
Serei coerente e repetitiva dizendo que é Orgulho e preconceito, mas a verdade é que esse livro já era o meu preferido muito antes de eu lê-lo (fomos destinados um ao outro rsrsr Jane Austen escreveu para mim  )... mas também gostei bastante Jogos vorazes, apesar de no início pensar que eu não morria de amores pela trilogia, estava me enganando, ela me conquistou, então se minha ligação atemporal com a obra de Miss Austen não contasse, eu diria que foi Jogos Vorazes ^^
clip_image001      Li em 2012 50 livros.
Considero um número realmente pequeno, se comparado com o  que muitos bookaholics leram, e,  principalmente, desproporcional ao tamanho do amor e fascínio que tenho pela leitura, mas...
clip_image001      A minha meta literária para 2013 é:
(Continua sendo) 50 livros. Pois é uma quantidade que me permite uma leitura de qualidade (não atropelada), para apreciar de fato as obras e conciliá-la com meus afazeres de pobre mortal (trouxa é um termo muito autodepreciativo rsrs)  cotidianos já que nunca fui admitida em Hogwarts  T.T . Às vezes parece que tenho uma vida dupla, diria que “Leitora” é uma espécie de alter ego, mas, na verdade,  apenas  faz parte de quem eu sou, então o importante e sempre ter um livro nas mãos, uma história nova para levar comigo onde quer que eu esteja.


Como já falei demais (atualização: li alguns posts em outros blogs e fiquei envergonhada, só eu atravessei o Mar Vermelho nessa retrospectiva -.-), despeço-me com  votos de feliz 2013, cheio de leituras maravilhosas, ... saúde para dar e vender e ,é claro, livros para ler e resenhar.
Sei que demoro bastante para postar, mas...
Até o próximo post, no ano que vem ^.~

Posts Relacionados

0 comentários