Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Ler & escutar ♫♪#4

13:59 A leitora 0 Comentários Categoria :

     Hey,Leitores!
     Mais uma vez venho associar música e literatura, porém de uma forma diferente do que tenho feito...



       Nos posts anteriores, mostrei canções cujas letras fizeram-me lembrar de determinadas obras. Às vezes elas são escritas exatamente para aquela história, quando isso acontece geralmente trata-se da trilha sonora de um filme surgido da obra literária, como foi o caso de Jogos Vorazes (para ler e escutar clique aqui) e tantos outros. Porém nem sempre é a letra que nos lembrar faz o livro, e sim o vídeoclipe dessa música, que por integrar alguns elementos surgidos das páginas de um livro, parecem dar vida a um personagem, ou ao mundo criado pelo autor.
Se você, caro leitor, não só já viu por aí uma dessas “fusões” entre literatura, som e imagem, como também está pensando em um exemplo nesse exato momento, veja os clipes as seguir e não deixe de comentar que outros mais poderiam ser incluídos no post ^.~

“Alice no país das maravilhas” (e “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá” ?) – Lewis Carroll

São tantos os clipes inspirados na obra de Lewis Carroll (acho que a maioria das inspirações no que diz respeito aos videoclipes vem de Alice)

(esse foi trilha sonora, mas enfim...)




Já assistiu? Então você notou que Avril Lavigne faz uma abordagem mais sombria, sem efeitos e especiais e coisas mirabolantes, mas com referências mais do que claras à "Alice" (além de ser o título da música e da letra em si mencionar o País das Maravilhas)... vemos um coelho branco  e a pequena lagarta no início, a mesa posta para o chá e vislumbres do Chapeleiro a la Johnny Depp (mesmo sem ver seu rosto, o ator para mim já virou referência para o personagem ). Não achei a música muito boa, não é a melhor da cantora, mas consigo até imaginá-la como Alice , versão rock é claro  ^.^




Diferente da versão anterior, Gwen Stefani preferiu algo mais dramático, realmente contando uma história no vídeo e abusando do lado criativo e maluco ,tudo é muito colorido e fantasioso, como um sonho, um delírio. As referências ao livro são bem acentuadas e exploradas de forma divertida, não há como não lembrar de Alice uma versão mais estranha e com Gwens espalhadas por todos os lados com "What You Waiting For?"

Romeu e Julieta - William Shakespeare



Um baile, um lindo vestido e  "Love Story". Taylor Swift aproveitou a música chiclete que agora não saí da minha cabeça fala de um amor  impossível para recriar o romance Shakespeariano e, como Julieta encontrar o seu Romeu, só que não dando origem a um clipe romântico, cuja música bem poderia servir de trilha sonora para a sessão da tarde diversas histórias (alguém já viu as versões Orgulho e preconceito no youtube #socute! ^.^).



Chapeuzinho vermelho – Charles Perrault que eu jurava ser dos Grimm


Se você sempre suspeitou que  a menina do capuz vermelho e lobo mal tinham sentimentos que não envolviam apenas avó da garota, vai confirmar suas suspeitas depois de ver o lobo perceber o clima de D.R no ar através da intimação de "Call Me When You're Sober". Se tratando de Evanescence você com certeza já sabe que o clipe é dark e um piano vai aparecer em algum momento. Amy lee vestiu a carapuça, ou melhor, a capa vermelha  e literalmente rodeada de lobos mostrando-se o  seu "Girl Power" ao enfrentar o lindo "temido lobo" que a aguardava no fim do caminho sobre a mesa e por isso nos faz lembrar do conto de Perrault .

Obs.: Só eu lembrei da cena de HP com a Amy flutuando? rs

Bella Adormecida – Charles Perrault

Kelly Clarkson - 



 Ela está vestida de vermelho, o conto é de Perrault, mas a história é outra... e todos percebem assim que veem o castelo e moça adormecida. Porém a bela da vez é Kelly Clarkson, e mesmo devendo ficar no reino dos sonhos até o príncipe despertá-la, ela solta voz e parece que nem tudo são contos de fadas e manda um recado em Don't Waste Your Time. ... parece que o príncipe dançou :x



Gostaram do post? O que acharam dos vídeos e das músicas em si? Comente e faça essa Leitora feliz *.*


Até o próximo post!
:*



Posts Relacionados

0 comentários