Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Bichinhos de jardim: do quintal de casa para o mundo!

21:07 A leitora 0 Comentários Categoria : , ,


     Clara Gomes considera-se uma "desenhista metida a escrever quadrinhos", mas a verdade é que tanto imagem quanto escrita são pontos fortes nas tirinhas "Bichinhos de jardim". Ao observar o quintal de sua casa Clara encontrou muito mais do que pequenos insetos, ela encontrou inspiração! "O micromundo onde eles moram é uma réplica da sociedade maluca onde vivemos", disse a autora em entrevista para o site Aguarrás, em 2008. Em breve mais tirinhas para os Leitores!!!!
     Enquanto isso conheça "Os Bichinhos" ...

Um caramujo poeta

um caramujo poeta
Esse simpático gastrópode, conhecido como Caramelo, foi o primeiro habitante do jardim. Uma espécie de ‘Adão’ dos Bichinhos, que nasceu em meados do ano 2000. Representante da espécieHelix aspersa, Caramelo é um sonhador típico: otimista e romântico. Trabalha atualmente como assessor de assepsia e manutenção de sistemas aquáticos fechados (ou simplesmente ‘limpador de fundo de aquário’), mas seu sonho maior é se tornar astronauta. Não aceita ser considerado apenas ‘um pedaço de gosma ambulante com um caroço nas costas’ – definição de seu adorável chefe.
Caramelo crê ainda que vá sofrer algum tipo de metamorfose que lhe dará asas. Ele nutre uma paixão utópica pela bela e cabeçuda borboleta Brigitte. Seu melhor amigo é Mauro Minhoca.
O caramujinho é filósofo, inteligente e adora poesia. Mas também tem seus momentos de indivíduo mediano, gosta de consumir, assistir televisão e come bastante. Seus pratos prediletos são folhas, flores e amoras. Caramelo por ele mesmo: “sou um ser vivo, arrebatado, infinito, que, por isso mesmo, não caibo em mim – a não ser quando me enrolo e viro uma bolinha”.

Uma borboleta charmosa


Brigitte
Brigitte nasceu para contracenar com Caramelo. Ela foi sua principal companheira por vários anos, antes de nascerem os outros personagens. É um inseto com muita feminilidade – vaidosa, esperta e ambiciosa. Começou a namorar um bicho verde chato (Greg), que fazia pontas nas tirinhas, e partiu o coração de Caramelo, que desde então se tornou um andarilho à procura do amor perdido.
Ela ama flores (obviamente) e lê todas as revistas femininas que existem. Quer ser modelo profissional, mas acha que está acima do peso. Uma mulherzinha clássica – mas com muita classe!
*Tem gente que acredita que ela é caolha, mas a verdade é que seus olhos não cabem em um só plano ao mesmo tempo.

Uma joaninha geniosa


Joaninha
Joaninha nasceu coadjuvante. Ganhou expressão por sua personalidade forte e seu mau humor constante. Realista, pé-no-chão e rigorosa, Maria Joaninha Cascudo cativa pela identificação instantânea que provoca. Ela já foi abordada por vendedores de telemarketing, atura amigos sem-noção e lida com situações caóticas e irritantes do dia-a-dia – como todos nós.
Gosta de escrever, é organizada e multi-talentosa. Faz freelas como repórter, já atuou como policial e sempre dá a palavra final em qualquer assunto. É uma líder nata – principalmente se o modelo de governo for a ditadura.
Apesar de todo esse perfil linha dura, Joaninha ama seus amigos e, como toda mulher, sonha em se apaixonar. Teve um romance mal-sucedido com um m&m, o que a deixou cética em relação ao amor. Nada que uma nova paixão não resolva – a grande questão é: quem aguentará essa pimenta?

Um ‘minhoco’ ingênuo


Minhoco ingênuo
Mauro é um dos personagens mais adoráveis do Jardim. Despretensioso e simplório, gosta dos prazeres simples da vida – que, para uma minhoca, se resumem a fazer buracos na terra e passear com seus companheiros. Ganhou notoriedade ao usar uma peruca loira – que, diga-se de passagem, lhe caiu muito bem – e um figurino exótico, quando repetiu o clássico vôo de balão que virou moda esse ano.
Mauro foi fruto da paixão entre duas minhoquinhas de cores diferentes de espécies rivais. Por isso nasceu listrado de verde e amarelo e tem muito orgulho de suas origens.
Ele se trata com homeopatia. Acredita na felicidade, na amizade e tem grandes questões ligadas à religiosidade. Confia em todas as lorotas que Caramelo diz e tem um apreço especial pelo Meleca, o lagartinho silencioso sobre o qual falaremos adiante.

Um lagarto mudo


Lagarto Mudo
Seria dispensável apresentar Meleca, mas fica impossível não falar dele, mesmo que a descrição seja insuficiente e reducionista.
Meleca é um lagarto minúsculo (menor que uma joaninha, vejam só) que apareceu também como figurante em uma das tirinhas. Ganhou vida própria e conquistou milhares de pessoas simplesmente com seu olhar expressivo e um silêncio inteligente.
Em um mundo cheio de ruídos, ansiedades e desesperanças, Meleca transita, com a propriedade dos sábios – ou com a inocência dos bobos, não sabemos ao certo. E que importa? Ele é simplesmente Meleca.

Genoveva, uma flor


Um flor no jardim
Uma plantinha carnívora que aparecia já nas tiras do finado Jujubinha (primeira série de quadrinhos que escrevi, nos idos de 1994). Conquistou historinhas próprias, onde conversa com variados tipos de vegetais. “Conversa” não é bem a palavra: os papos são sempre unilaterais, só ela fala. E como fala!
Nasceu com o dom para o sarcasmo – meio similiar à Maria Joaninha – e adora fast-food (principalmente o bigue-méqui-mosca).






Detalhe: Se você clicar na imagem do Caramelo, da Brigitte, da Joaninha, ou do Mauro vai ver o que ele representa no "horóscopo", confira! :*



Posts Relacionados

0 comentários